Estruturas Metálicas e Construção Civil
Assessoria em Negócios de Combustível & Civil
5 dicas para ajudá-lo a montar seu posto de combustívela
Por mais que o preço dos combustíveis seja polêmico, fonte de reclamação constante entre os brasileiros e muito complexo, montar um posto continua pode ser um bom negócio. Afinal, apesar de os preços dos combustíveis estarem bastante elevados, a realidade da margem dos postos de combustíveis é bem diferente. A margem bruta dificilmente chega a 10%.
Com investimento inicial alto, cerca de R$1 milhão, abrir um posto de combustível exige ações bem orquestradas, com um planejamento impecável. Aqui vão 5 dicas para abrir um posto de combustível:
1. Escolha bem os seus fornecedores
A escolha dos fornecedores deve ser uma etapa importante no processo de abertura de um posto. Qualquer diferença de custo entre os fornecedores pode representar o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Portanto, escolha bem seu fornecedor/ parceiro e, principalmente, leve o seu contrato para ser avaliado por um advogado especializado no setor.
2. Atenção ao contrato com as distribuidoras
Ao abrir o posto, o empresário pode optar por ter uma bandeira (BR, Shell, Ipiranga, Ale, por exemplo) ou por ser um posto “bandeira branca”, sem contrato de exclusividade com nenhuma distribuidora. Mas qual a vantagem de optar por um ou outro? Com a bandeira, parte da abertura do posto poderá ser custeada pela distribuidora, que pedirá fidelidade na compra de insumos em contrapartida. Por isso, é preciso ter muita atenção ao tempo de duração do contrato, as condições de compra, de pagamento e, principalmente, as regras na variação de preço. No caso de optar pelo posto bandeira branca o revendedor tem a liberdade de adquirir o combustível da companhia que melhor o atender, sem que fique preso a apenas uma distribuidora.
3. Localização é fundamental
Um posto de combustível deve ser antes de tudo bem localizado. O empresário deve verificar as condições de iluminação do local, a segurança, o sentido que os carros cruzam a via e se o trânsito flui bem. O acesso aos motoristas deve ser fácil e seguro.
É preciso verificar também as condições de infraestrutura local como rede de esgoto, internet e telefonia. Associado à localização está o custo imobiliário. Normalmente, os mehores pontos também são os mais caros para se adquirir ou se locar e, neste caso, também é importante fazer as contas para analisar se o empreendimento conseguirá arcar com o custo do aluguel ou com a remuneração do capital investido para a compra do imóvel.
4. Cuidado com a legislação
O posto legalizado será uma empresa, potencial poluidora do meio ambiente e, por isso, precisará possuir licenciamento ambiental, além de toda a documentação exigida por qualquer empresa, mais algumas exigências específicas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como: alvará de funcionamneto e localização, AVCB do Corpo de Bombeiros, laudo de liberação do esgoto emitido pela companhia de saneamento, laudo de liberação exigido pelo órgão de trânsito e de estanqueidade dos tanques e linhas etc.
Além de ter que adequar o negócio às normas da ANP, o estabelecimento terá que verificar junto à prefeitura ou governo Estadual se é permitido a instalação de um negócio do tipo no loca e cumprir todas as exigências e condicionantes do órgão ambiental. Por isso contrate uma empresa Especializada para efetuar sua liberação documental e projetos
5. Treine os funcionários
O treinamento de pessoal bem-feito é outra dica para os futuros empresários. Formar bons atendentes exige muito mais que um simples treinamento. Os postos de combustíveis não podem ter apenar frentistas, esses profissionais devem ser também vendedores, agentes de preservação ambiental e ter conhecimentos específicos sobreo segmento.
Abrir ou operar um posto não é uma tarefa simples, mesmo que o posto seja pequeno. Depois dessas dicas você está mais seguro para entrar no setor e abrir o seu posto de combustível? Conte para a gente seus planos.